terça-feira, 14 de junho de 2011

FITOFOTOMELANOSE

O que é?

A fitofotomelanose é uma manifestação alérgica causada pela exposição ao sol da pele que teve contacto com plantas ou suco de algumas frutas, principalmente limão, laranja e tangerina. Outros produtos como perfumes e refrigerantes, também podem causar a reacção, sendo neste caso uma fotomelanose.

Manifestações clínicas

A doença se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras nas áreas afetadas. O formato das manchas depende da exposição da pele às substâncias, sendo frequente lesões pontilhadas causadas por respingos de limão espremido. As áreas mais comumente afectadas são o dorso das mãos, colo e os lábios.


Tratamento

Para evitar a fitofotomelanose, evite fazer ou beber limonadas, sucos de frutas, caipirinhas e se expor ao sol. Mesmo lavando as áreas atingidas pelo suco das frutas, a pele pode manchar. Evite colocar perfumes antes de ir à praia.

O desaparecimento das manchas ocorre de forma espontânea e gradativa, devendo-se proteger a pele da exposição ao sol, com filtros solares potentes. Despigmentantes podem ser utilizados para acelerar o processo. As reações mais intensas podem exigir o uso de medicamentos para seu controle, que devem ser indicados por um dermatologista.


Texto editado por : Dermatologia.net


COMO PROCEDER EM CASO DE QUEIMADURAS


  • imediatamente coloque e mantenha a área queimada sob água fria ou gelada até aliviar a dor.
  • não coloque qualquer produto na queimadura (pasta de dente, manteiga...). Não ajudam e atrapalham a limpeza das lesões. Nem mesmo os cremes para queimadura, vendidos nas farmácias, devem ser colocados sem a orientação de um médico.
  • caso formem-se bolhas, não as estoure. Se isto for necessário, deve ser feito por um médico.
  • procure sempre atendimento médico para avaliação da necessidade de tratamento das lesões para uma melhor cicatrização.
  • atenção: queimaduras em áreas muito extensas, mesmo que superficiais, podem representar risco de vida. Procure imediatamente atendimento médico.
  • após cicatrizada, evite expor a área queimada ao sol, pois aumenta o risco de escurecimento.
  • mesmo protegendo-a, pode ocorrer o escurecimento da pele, que pode ser tratado pelo dermatologista.

Texto editado por: Dermatologia.net

sexta-feira, 3 de junho de 2011

FÉRIAS

GOSTARIA DE INFORMAR AOS MEUS CLIENTES E AMIGOS QUE:



Estarei de Férias entre os dias 13 E 22 DE AGOSTO.

Solicito que antecipem as marcações.

DEJO A TODOS UMA EXCELENTE FÉRIAS E BOM DESCANSO.

Um abraço, Helena